As empresas de grande e médio porte têm como principais desafios alinhar e motivar as suas equipes. Nesse contexto, a comunicação interna ou o endomarketing, assume um papel de grande importância. Muitas organizações estão investindo cada vez mais em soluções para a área, sendo difícil apenas a tomada de decisão sobre qual método utilizar. Separamos seis tendências em comunicação interna que devem ser consideradas pelos donos das grandes e médias empresas. Confira abaixo:
Segmentação de públicos
Em uma empresa muito grande, com centenas de colaboradores, dificilmente todos os funcionários vão se comunicar da mesma forma e se interessar pelas mesmas informações, como, por exemplo, um diretor de departamento e um trabalhador de chão de fábrica. Ou seja, é interessante pensar que diferentes públicos precisam receber mensagens relevantes de acordo com seu papel na empresa e utilizar a linguagem mais adequada.
Modo de comunicação
É verdade que os e-mails transformaram a forma de comunicação interna das empresas nos últimos 20 anos, mas hoje em dia isso já está defasado. Os funcionários precisam passar informações de maneira muito mais ágil. Com isso, a adoção de chats como Skype, WhatsApp, entre outros, pode ajudar na efetividade da comunicação e torná-la mais dinâmica.
Jornais e revistas corporativas
A produção de jornais e revistas com conteúdo próprio é feito por muitas organizações. Na maioria das vezes, ele é voltado para dois principais públicos: o interno (colaboradores) e o externo (clientes). Geralmente a periodicidade é trimestral, mas há instituições que fazem com uma maior frequência.
TV corporativa
Uma das principais tendências em grandes empresas é a utilização de TVs corporativas. O ambiente de trabalho pode estar composto por telas espalhadas para transmitir informes, lembretes, notícias, níveis de produtividade e outras informações em tempo real. Dentre todos os meios de comunicação em massa, a TV é a que mais tem poder de impactar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. Isso é interessante para aqueles que querem comunicar de forma clara e direta os valores, objetivos, metas e resultados para um grande número de funcionários.
Redes sociais da empresa
As redes sociais podem servir como uma forma de distração no ambiente de trabalho, mas também podem ajudar na forma como as pessoas se relacionam dentro da organização. Algumas delas já adotaram plataformas desenvolvidas especialmente para o ambiente corporativo. A interação é feita de forma muito mais ágil, aumentando o engajamento da equipe.
Gamification
Uma tendência que tem ganhado muita força é a “gamificação” do ambiente de trabalho. Transformar a rotina em um grande game torna o dia mais leve e divertido. Isso motiva a equipe a atingir as metas e os objetivos da empresa, além de ser efetivo para treinamentos e capacitações.
Com isso, as pessoas vão se sentir muito mais conectadas dentro da própria companhia e, consequentemente, ter um trabalho ainda mais produtivo.
Quais das tendências em endomarketing você pretende adotar na sua empresa?
Conta pra gente:
Facebook – www.facebook.com/AgenciaB5/
Instagram – @agenciab5
Blog – www.agenciab5.com/blog/
LinkedIn – http://bit.ly/LinkedInB5
Medium – https://medium.com/@agenciab5